Fies 2020 – datas, inscrições, vagas e regras – UOL

Fies 2020 – datas, inscrições, vagas e regras – UOL

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Governo Federal que permite aos estudantes financiar de 50% a 100% das mensalidades dos cursos superiores. Em 2020, o Fies terá uma edição no primeiro semestre e outra no segundo. 

Tire suas dúvidas sobre o Fies

O Ministério da Educação (MEC) divide o financiamento em Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) e P-Fies. A partir de 2020, as modalidades do Fundo de Financiamento Estudantil deixam de ter suas seleções conjuntas (como eram realizadas desde 2018) e o P-Fies não usará mais o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de avaliação dos candidatos. 

Datas do Fies 2020

O MEC não divulgou o cronograma do Fies 2020, mas já sabemos que a seleção do Fies Juros Zero será o último processo seletivo do Ministério da Educação a ser realizado, seguindo a seguinte ordem:

Divulgação do resultado do Enem => SiSU => ProUni => Fies 

Normalmente, o Fies do primeiro semestre é realizado em fevereiro, enquanto o do segundo é feito em julho. Os períodos envolvem as etapas virtuais de inscrição, resultado, lista de espera e divulgação da chamada da lista de espera. Presencialmente, os participantes pré-selecionados validam as informações nas instituições e procuram os bancos para a assinatura do contrato. 

Já o P-Fies 2020 não seguirá as etapas do Fies Fundo Garantidor. Tornando-se independente, a modalidade com juros definidos pelos bancos terá inscrições durante todo o ano, mas o MEC ainda não informou como será o processo de participação e seleção. Em relação ao valor da renda, o P-Fies deixa de ter a exigência de até cinco salários mínimos. 

Quem poderá participar do Fies 2020?

O Fies 2020 é voltado para quem fez qualquer edição do Enem a partir de 2010. Além disso, é preciso ter média de 450 pontos nas provas e o mínimo de 400 pontos na redação

Se você já participou do Fies antes pode estar estranhando a mudança na nota da redação. Até 2019, a exigência para a produção textual era não zerar a prova, agora é preciso ter pontuação mínima de 400 pontos na redação para participar, o que torna a seleção mais rigorosa. 

Outro critério para participar do Fies 2020 é ter renda mensal de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o participante não pode ter nenhuma dívida com o Fies ao se inscrever. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Vagas e Cursos

O Fies terá 100 mil vagas em 2020. Apesar de presentes em todas as áreas, as oportunidades têm prioridades de regiões, cursos e conceitos em avaliações nacionais. 

Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

ATENÇÃO: cursos a distância (EaD) NÃO são financiados pelo Fies.

  • Prioridade para cursos com melhores notas

A porcentagem de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies. 

  • Conceito 5: 35% das vagas
  • Conceito 4: 30% das vagas
  • Conceito 3: 25% das vagas
  • Cursos recém-autorizados: 10% das vagas

=> Transferência de Curso

Participantes que tiverem financiamentos no Fies e desejarem transferir o curso terão que comprovar desempenho no Enem igual ou superior a nota de corte da graduação para a qual querem mudar. A determinação do MEC é para limitar as transferências entre cursos. 

Como se inscrever no Fies 2020?

A inscrição do Fies 2020 será realizada no site fies.mec.gov.br. É importante que o candidato tenha em mãos CPF e número de inscrição do Enem.

O cadastro do Fies requer o preenchimento de dados pessoais do candidato e renda dos membros da família, além da necessidade de escolher até três opções de cursos/turno/instituição para concorrer. 

Fui pré-selecionado! E agora?

O candidato pré-selecionado deve completar as informações no site do Fies. Depois, é necessário procurar Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação, dentro do prazo de cinco dias. 

Após validar a documentação na CPSA, o candidato selecionado tem 10 dias (após o 3º dia da validação) para procurar o banco parceiro do Fies para assinar o contrato. 

Dúvidas? Acesse a página do Fies no Brasil Escola, consulte o site oficial ou ligue para 0800 616161. 

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

UFMG vai oferecer mais de 6 mil vagas – UOL

Crédito: Foca Lisboa/UFMG A Universidade Federal de Minas