5.168 professores farão a correção das quase 4 milhões de redações do Enem 2019 | Enem 2019 – G1

5.168 professores farão a correção das quase 4 milhões de redações do Enem 2019 | Enem 2019 – G1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 teve 3.920.638 candidatos presentes no primeiro dia de provas. Embora ainda não se saiba quantos deles de fato fizeram a prova de redação, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que contratou 5.168 professores para se encarregarem da correção dos textos.

O tema da redação foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, e a prova, apesar de surpreender pelo assunto abordado, foi considerada fácil por professores ouvidos pelo G1.

Proposta de redação da prova do Enem 2019 - CADERNO AMARELO — Foto: Reprodução Inep

Proposta de redação da prova do Enem 2019 – CADERNO AMARELO — Foto: Reprodução Inep

Como é a correção da redação do Enem

Embora o gabarito oficial das questões deva ser divulgado na próxima quarta-feira (13), as notas do Enem 2019 serão divulgadas apenas em meados de janeiro. Até lá, todas as folhas de prova da redação deverão ser digitalizadas e entregues em lotes aos corretores.

Pelas regras do exame, cada redação passará por pelo menos dois avaliadores, que não se comunicam entre si. Caso haja discrepância entre as notas, um terceiro corretor avalia o texto, e a nota final é calculada a partir da média das duas notas que forem mais aproximadas.

Quantas redações cada professor corrige?

Os números variam, porque as redações são corrigidas em “lotes” encaminhados aos professores, que corrigem no seu próprio ritmo.

Sobre o Enem 2016, por exemplo, o Inep informou, via Lei de Acesso à Informação (LAI), que “47% dos avaliadores avaliaram entre 50 e 100 textos por dia, uma média de 1.220 avaliações por avaliador”.

Ainda sobre aquela edição do exame, a autarquia do MEC disse que repassou, ao consórcio responsável pela aplicação e avaliação das provas, R$ 4,47 por correção dos dois primeiros avaliadores. Caso a prova passe por uma terceira correção, esse valor sobe para R$ 5,85.

No Enem 2016, 38% das redações passaram por um terceiro corretor.

Caderno de provas do Enem 2019 - 1º dia — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Caderno de provas do Enem 2019 – 1º dia — Foto: Ana Carolina Moreno/G1

Fonte Oficial: G1.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Mais de 12,9 mil candidatos deixam de fazer as provas no segundo dia do Enem 2019 – G1

Estado teve mais de 46 mil inscritos e