Candidatos se surpreendem com questão de matemática relacionada a app de namoro no Enem, em Goiás | Goiás – G1

Candidatos se surpreendem com questão de matemática relacionada a app de namoro no Enem, em Goiás | Goiás – G1

Alunos que fizeram a segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Goiânia, se surpreenderam com uma questão de matemática relacionada a um aplicativo de namoro e com o tema de redes sociais abordado na prova de linguagens. Segundo estudantes disseram ao G1, as provas deste domingo (10) foram mais difíceis do que as do primeiro dia.

Uma das questões abordou cálculos de probabilidade usando como exemplo um aplicativo de namoro. A estudante, Lara Ribeiro, de 19 anos, disse que se surpreendeu com a questão e achou legal a abordagem do assunto.

“Achei legal abordar o aplicativo de relacionamento. Era um cara que estava indo em um bar e lá queria dar ‘match’ em três pessoas, mas para isso a gente tinha que achar o raio de alcance para saber se ia ou não dar certo”, disse Laura.

Lara Ribeiro, de 19 anos, no último dia de provas do Enem 2019 — Foto: Vanessa Chaves/G1

Lara Ribeiro, de 19 anos, no último dia de provas do Enem 2019 — Foto: Vanessa Chaves/G1

Questões relacionadas às redes sociais também chamaram a atenção dos estudantes. O estudante William da Silva, de 23 anos, achou o tema curioso. No entanto, ele disse que achou a prova cansativa e quis tomar um açaí quando saiu para aliviar a tensão.

“A prova foi tranquila, mas bem cansativa. Entre os temas estavam as redes sociais, que são muito úteis para nossa vida, mas são ferramentas que têm um lado positivo e um negativo. Outra abordagem que eu achei importante foi em relação a exposição infantil nesse meio”, avaliou.

A estudante Ana Clara Freitas, de 18 anos, faz parte da turma que achou que as provas deste domingo foram mais difíceis do que o primeiro dia. Segundo ela, que quer cursar designer de interiores, a prova de matemática foi mais difícil do que a de linguagens.

“A prova de matemática foi de nível pesado, mas a parte de linguagens não muito. A maioria das questões foi bem interpretativa e teve alguns conteúdos que eu não me lembro de ter estudado”, disse.

Ana Clara Freitas, de 18 anos, avaliou a prova do Enem 2019 como difícil — Foto: Vanessa Chaves/G1

Ana Clara Freitas, de 18 anos, avaliou a prova do Enem 2019 como difícil — Foto: Vanessa Chaves/G1

Para a estudante Isabela Vitória, de 18 anos, que quer cursar direito, a dificuldade foi maior nas questões que exigiam raciocínio lógico.

“As questões exigiram muita interpretação e raciocínio lógico. As de matemática foram bem diretas, a parte da linguagem estava mais difícil. Gostei do tema de uma das questões que abordou as redes sociais em relação à exposição infantil, se quando a criança crescer ela vai gostar de ter fotos dela nas redes”, comentou.

O estudante de design gráfico, Marco Batista Júnior, de 21 anos, está fazendo o Enem para conseguir uma bolsa na faculdade em que estuda. Assim como muitos outros candidatos, ele observou certo nível de dificuldade na prova. “Achei difícil. A parte de exatas foi a mais puxada, mas espero ter me saído bem”, disse.

O estudante de segurança pública Wendell César Moreira, de 19 anos, realizou a prova para obter mais conhecimento. “Achei a prova bem difícil, Fiz em razão de obter mais conhecimento, mesmo. O que mais me chamou atenção foi uma questão que se tratava da visão humana e o daltonismo”, diz Wendell.

Marco Batista Júnior de 21 anos espera conseguir uma bolsa com a nota do Enem 2019 — Foto: Vanessa Chaves/G1

Marco Batista Júnior de 21 anos espera conseguir uma bolsa com a nota do Enem 2019 — Foto: Vanessa Chaves/G1

A segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi realizada neste domingo (10), com as provas de ciências da natureza e matemática. Em Goiás, quase 170 mil candidatos se inscreveram. Até o momento, não foi divulgado o nível de abstenção.

Na primeira etapa, Goiás teve uma abstenção de 23%. Ou seja, quase 40 mil candidatos que se inscreveram não fizeram o exame.

Veja outras notícias da região no G1 Goiás.

Fonte Oficial: G1.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Segundo de Enem é mais conteudista e traz assuntos inesperados – 10/11/2019 – UOL

O segundo dia de provas do Exame Nacional