Candidatas passam mal e falta energia em locais de aplicação de prova do Enem no Piauí | Piauí – G1

Candidatas passam mal e falta energia em locais de aplicação de prova do Enem no Piauí | Piauí – G1

Duas emergências médicas foram registadas no primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Piauí, neste domingo (3), de acordo com a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-PI). O Centro de Comando e Controle montado pela SPP-PI para acompanhar o exame informou ainda que faltou energia em pelo menos quatro cidades.

Em nota, a empresa responsável pelo fornecimento de energia, Equatorial Piauí, comunicou que as ocorrências foram pontuais e solucionadas a tempo, sem prejuízo para a realização das provas. (Leia a nota na íntegra abaixo)

A primeira ocorrência médica foi registrada no Centro Educacional de Ensino Integral Polivalente em Amarante, a 160 km de Teresina. O segundo caso aconteceu em Parnaíba, Litoral do Piauí, no Liceu Parnaibano.

ENEM 2019 - DOMINGO (3) - PARNAÍBA (PI) - Candidatos entram em local de prova no Litoral do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

ENEM 2019 – DOMINGO (3) – PARNAÍBA (PI) – Candidatos entram em local de prova no Litoral do Piauí — Foto: Tiago Mendes/TV Clube

Segundo a SSP-PI, as duas candidatas passaram mal, mas, depois de algum tempo, ficaram bem. Mesmo assim, elas não retornaram para concluir as provas.

Houve falta de energia elétrica na cidade de Canto do Buriti em dois locais de prova, no Centro Estadual de Educação Profissional Maria Chaves e na Unidade Escolar Osair Valente. Em Teresina, na Escola Lourival Parente, teve queda de energia, mas o sistema foi restabelecido momentos depois.

No município de Paulistana, houve sobrecarga no abastecimento de energia no Centro Estadual Tempo Integral, mas o funcionando foi normalizado. E em Uruçuí, ocorreu queda de energia na Universidade Estadual do Piauí. Em nenhum dos locais a prova foi suspensa.

Música alta e eliminação

Secretaria de Segurança Pública do Piauí montou Centro de Comando e Controle para acompanhar o Enem no estado — Foto: Divulgação/SSP-PI

Secretaria de Segurança Pública do Piauí montou Centro de Comando e Controle para acompanhar o Enem no estado — Foto: Divulgação/SSP-PI

Em Parnaíba, na Escola Municipal São Francisco dos Capuchinos, foi registrado perturbação dos candidatos com música alta nas proximidades. A polícia localizou a origem do barulho e solicitou que o responsável diminuísse o volume para garantir a realização do exame sem distrações.

A SSP-PI informou que uma aluna que fazia prova na Unidade Escolar Lourival Parente, em Teresina, foi eliminada devido ao toque do celular durante a realização da prova, algo considerado irregular de acordo com as regras do Enem.

Neste domingo (3), 510 agentes de segurança, 20 viaturas extras e uma delegacia móvel deram apoio à segurança para realização das provas em todo o estado.

Leia a nota da Equatorial Piauí:

A Equatorial Piauí informa que está alinhada com a Coordenação Geral do ENEM desde antes da realização do exame, com o objetivo de assegurar as melhores condições de fornecimento aos locais de prova e que as ocorrências registradas neste domingo (03.11) foram pontuais e solucionadas a tempo, sem prejuízo para a realização das provas.

No caso do município de Canto do Buriti, a interrupção no fornecimento foi causada por um defeito na Linha de Transmissão que vai da Usina Fotovoltaica Sobral à subestação daquele municipio. Todos os recursos disponiveis estão sendo empregados na recuperação do sistema e o restabelecimento do fornecimento o mais breve possível.

*Assessoria de Imprensa- Equatorial Piauí

Fonte Oficial: G1.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Inep anuncia que Enem terá mais de 5 mil corretores da redação – UOL

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais