Unesp inicia inscrições do Vestibular 2020 – UOL

Unesp inicia inscrições do Vestibular 2020 – UOL

Portaria da Unesp Bauru – Crédito da foto: Unesp/Divulgação

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) abriu as inscrições do Vestibular 2020 nesta segunda-feira, 9 de setembro. Os interessados podem se inscrever até 7 de outubro e a taxa é de R$ 170.

Faça sua inscrição para a Unesp

Estudantes de escolas públicas estaduais de São Paulo podem solicitar até 7 de outubro a redução de 75% da taxa inscrição do Vestibular 2020 da Unesp.

Outras modalidades de candidatos tiveram até ontem, 8 de setembro, para o envio dos pedidos de isenção ou redução da taxa de inscrição do Vestibular 2020. A gratuidade total do valor foi voltada para estudantes de baixa renda, já o desconto de 50% destinou-se ao desempregados ou estudantes do ensino médio e cursos pré-vestibulares com renda de até dois salários-mínimos. 

Enem

Os candidatos poderão usar as notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 como parte da pontuação da primeira fase do Vestibular 2020 da Unesp. A opção pelo aproveitamento deve ser sinalizada no momento da inscrição. 

Uma seleção específica pelo Enem será divulgada pela Unesp em edital próprio, mas a universidade já adiantou no Manual do Candidato que as vagas remanescentes do Vestibular Tradicional, a partir da 5ª chamada, também estarão disponíveis para quem usar o Exame Nacional do Ensino Médio como meio de ingresso. 

Provas

O Vestibular da Unesp será composto por duas fases de provas escritas gerais e os testes de habilidades específicas para alguns cursos. 

Os endereços das provas da primeira fase do Vestibular 2020 serão informados em 29 de outubro. Esta etapa será realizada em 15 de novembro e contará com 90 questões objetivas de Conhecimentos Gerais. 

A Unesp divulgará a classificação para a segunda fase e seus respectivos locais de prova em 4 de dezembro. Os convocados participarão das provas de conhecimentos específicos e redação nos dias 15 e 16 de dezembro.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

1º dia: 12 questões de Ciências Humanas + 12 perguntas de Ciências da Natureza e Matemática 
2º dia: 12 questões de Linguagens e Códigos + redação

Habilidades Específicas

As provas de habilidades específicas dos cursos do Instituto de Artes de São Paulo serão aplicadas de 8 a 14 de dezembro. 

Os cursos da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação de Bauru terão as provas de habilidades específicas somente no dia 9 de dezembro.

Resultado

A Unesp divulgará o resultado final do Vestibular 2020 em 27 de janeiro de 2020. Os aprovados farão as matrículas virtuais até o dia 28 seguinte.

A previsão é de que outras chamadas do Vestibular 2020 sejam feitas nos dias 30 de janeiro; 4, 7, 11, 13, 17, 19, 21 e 27 de fevereiro. 

Vagas

O Vestibular 2020 tem a maior oferta da Unesp em processos seletivos por provas próprias. A oferta subiu de 7.365 para 7.725 vagas. As oportunidades cresceram após o fim do Vestibular de Meio de Ano, anunciado no primeiro semestre de 2019

Das 7.725 vagas do Vestibular 2020, 3.878 são destinadas para o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública, nome dado para as cotas da instituição.

As vagas da Unesp são para as cidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, Rosana, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã. 

Mais informações do Manual do Candidato e pelo site do Vestibular

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

General responsável pelo Enem é militar reservado e especialista em defesa cibernética e fronteiras – UOL

Novo responsável pelo órgão do MEC (Ministério da