Conheça o Projeto Gauss – UOL

Conheça o Projeto Gauss – UOL


Projeto beneficia estudantes de baixa renda com bolsas de estudo

O Projeto Gauss é uma associação privada sem fins lucrativos que oferece bolsas de estudos a jovens de baixa renda em escolas de Ensino Médio e cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares.

O objetivo do projeto, além de custear os estudos de jovens para que possam ingressar em uma grande universidade, é fazer um acompanhamento escolar e familiar visando o desenvolvimento humano do aluno para melhorar a qualidade de vida através da educação.

A iniciativa do projeto nasceu em 2014, através de estudantes da Universidade de São Paulo (USP) que se reuniram para começar a financiar o estudo de dois jovens. No ano seguinte o grupo de voluntários foi ampliado e houve a criação e formalização do Projeto Gauss como uma associação. Até 2018 o projeto já estava presente, além de São Paulo, em Sergipe e Brasília, com 33 bolsistas e 11 ex-bolsistas.

Atualmente, contamos com 53 bolsistas nessas mesmas localidades, além de 33 ex-bolsistas.

Para manter o curso, os organizadores contam com o apoio de voluntários que contribuem no trabalho e que ajudam na parte financeira. Para colaborar em trabalho, o projeto recebe profissionais das seguintes áreas: Mentores; Professores e escolas de música; Aulas de reforço; Pedagogos; Psicólogos; Coaching e orientação vocacional; Academia e escolas de esportes; Escritórios de co-working. Clique aqui para conhecer o processo seletivo. Para ser um doador financeiro clique aqui e saiba como ajudar.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Processo Seletivo

O Gauss procura jovens de dois perfis para oferecer o apoio estudantil:

  1. Alunos cursando o Ensino Fundamental para projetá-los a um Ensino Médio de qualidade;
  2. Alunos recém-egressos do Ensino Médio para projetá-los a uma universidade de excelência.

Além disso, os estudantes devem se encaixar nos seguintes critérios:

  • Ter entre 12 e 14 anos de idade ou 17 e 25 anos de idade (preferencialmente);
  • Ter renda média familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • Estudar na rede pública de ensino ou rede privada, desde que com bolsa integral, e que tenha um bom rendimento escolar.

Quando o processo seletivo é aberto, os interessados devem se inscrever pela internet. Todo o processo é gratuito. A seletiva é composta de duas fases: prova objetiva e entrevista pessoal e familiar.

Com o resultado das provas e análise das entrevistas, a organização seleciona os candidatos que melhor se alinham ao perfil do Projeto Gauss.

Para mais informações acesse o Site do Projeto Gauss.

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Fatecs (SP) liberam segunda chamada do Vestibular 2019/2 – UOL

Crédito da Foto: Gastão Guedes – Fatecs As