listas de espera começam hoje – UOL

listas de espera começam hoje – UOL

Os candidatos que estão participando do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/2 podem se inscrever e acompanhar as listas de espera a partir desta segunda-feira, 15 de julho.

O formato é diferente para os programas. Veja como vai funcionar a lista de espera do ProUni e do Fies:

ProUni

Para os candidatos inscritos no ProUni, programa que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino particulares, é necessário fazer a inscrição na lista de espera, pelo site oficial do ProUni. A manifestação de interesse deve ser feita até amanhã, 16 de julho.

Podem participar da lista de espera apenas os estudantes que se inscreveram no ProUni 2019/2, entre 11 e 14 de junho. É possível concorrer a vagas da primeira e segunda opção de curso. Veja as condições.

Primeira opção de curso

– Candidatos não pré-selecionados em nenhuma das duas chamadas;

– Candidatos pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovados por não formação de turma.

Segunda opção de curso

– Candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares por não ter fechado turma ou por não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso;

– Candidatos pré-selecionados na primeira opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.

A relação de quem demonstrou interesse será disponibilizada para as instituições de ensino a partir do dia 18 de julho. Os candidatos selecionados terão que comparecer, entre os dias 19 a 22 de julho, às faculdades para apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição.

Fies

Os inscritos na modalidade Fies Juros Zero que não foram selecionados na chamada regular já estão automaticamente na lista de espera e devem acompanhar as convocações até o dia 23 de agosto. Inscritos no P-FIES não participam da lista de espera.

Acompanhe a lista de espera do Fies

O candidato participante da lista de espera que for pré-selecionado deverá complementar sua inscrição no Site do Fies no prazo de três dias úteis, a contar da divulgação de sua pré-seleção.

Após a complementação, o candidato deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade e validar as informações em até cinco dias.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

O candidato também deve comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida para formalizar a contratação do financiamento.

Como foram o ProUni e FIES 2019/2

As inscrições no ProUni 2019/2 foram realizadas de 11 a 16 de junho e o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 169.226 bolsas de estudo, sendo 68.087 integrais e 101.139 parciais. O ProUni oferece bolsas de estudo aos estudantes de baixa renda que concluíram o ensino médio em escolas públicas ou em colégios particulares com bolsa integral.

Bolsa integral: renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

Bolsa parcial (50%): renda familiar mensal de até 2 salários mínimo por pessoa.

Saiba como funciona o ProUni

O Fies 2019/2 recebeu inscrições de 25 de junho a 1º de julho. O programa possui o Fies Fundo Garantidor (Juros Zero) para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos e com parcelas máximas de 10% da renda familiar e o P-Fies (Juros definidos pelos bancos) para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos. A oferta do financiamento foi de 46.600 vagas para o Juros Zero e sem limites para o P-Fies.

Veja também como funciona o Fies

Ambos os programas exigem média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sem ter zerado a redação. No caso do ProUni 2019/2, apenas a edição de 2018 do Enem foi aceita. No FIES, as edições a partir de 2010.

ProUni e Fies juntos 

Os estudantes bolsistas parciais de 50% do ProUni também podem usar o Fies para custear os outros 50% da mensalidade. Para isso, a instituição e o curso para o qual o candidato foi contemplado com a bolsa parcial do Prouni precisa ter vagas para o financiamento e o estudante deve ser sido aprovado no processo seletivo do Fies.

Para mais informações acesse o Site do ProUni e o Site do Fies.

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

1ª chamada da lista de espera da PUC-Campinas é publicada – UOL

Crédito: Assessoria de Comunicação PUC-Campinas A Pontifícia Universidade