Inscrições do Fies 2019/2 encerram nesta segunda-feira – UOL

Inscrições do Fies 2019/2 encerram nesta segunda-feira – UOL

Terminam nesta segunda-feira, 1º de julho, as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/2.

Faça sua inscrição no Fies 2019/2

O programa é destinado aos candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tiveram média de 450 pontos em todas as provas e nota acima de zero na redação.

Modalidades do Fies

Para participar do Fies os candidatos precisam se encaixar nos grupos de renda exigidos pelo programa, que é dividido em duas modalidades, o Fies Juros Zero e o P-Fies. Veja como funciona cada um deles:


  • Fies Fundo Garantidor – Juros Zero

Para estudantes com renda familiar de até três salários-mínimos.

Juros: Juros zero (com correção pela inflação)
Parcelas: Prestações máximas de 10% da renda familiar
Abrangência: Nacional
Manutenção: Tesouro Nacional
Vagas: 46.600


  • P-Fies – Juros definidos pelos bancos

Para estudantes com renda familiar de até cinco salários-mínimos.

Juros: Definidos pelos bancos
Abrangência: Centro-Oeste, Nordeste e Norte (prioridades)
Manutenção: Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento
Vagas: Sem limite de vagas

Como se inscrever no Fies 2019/2

As inscrições no programa são feitas através do Site do FiesSeleção. Veja o passo a passo de como de inscrever:

  • No Site do FiesSeleção o estudante clique em “Minha Inscrição” => “Primeiro Acesso”;
  • Após o acesso, informe o CPF e data de nascimento e o sistema localizará o resultado do Enem. Se o candidato tiver a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição; 
  • No e-mail cadastrado chegará o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação da inscrição;
  • No Site do FiesSeleção, clique na opção “Já sou cadastrado”, informe seu CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;
  • Preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba “Grupo Familiar”. É preciso cadastrar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00. 
  • Marque o grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas no Fies, levando em consideração o seu perfil e interesse.

Vagas

O Fies 2019/2 está oferecendo 46.600 vagas. Para preenchimento das vagas terão prioridade os cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior e as mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDMH), como Norte e Nordeste.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Entre as instituições, as que possuem nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo programa, ou seja, quanto maior a nota, maior será a oferta.

Resultado e Lista de Espera

A divulgação dos resultados será realizada no dia 9 de julho para as duas modalidades. Para o Fies haverá chamada regular e lista de espera. No P-Fies será apenas chamada única.

Os participantes que não forem convocados na chamada regular da modalidade Fies podem participar da lista de espera. A relação de candidatos disponíveis para convocação ficará disponível para as instituições de ensino entre os dias 15 de julho e 23 de agosto.

Para mais informações acesse o Site do Fies ou consulte o edital.

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Os seis números que resumem os seis meses da Educaçao na gestão Bolsonaro – 30/06/2019 – UOL

Nos seis primeiros meses de governo de Jair