Estudar sozinho ou cursinho? | UOL Notícias – UOL

Estudar sozinho ou cursinho? | UOL Notícias – UOL

Na preparação para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes precisam tomar uma decisão: estudar em cursinho pré-vestibular ou por conta própria?

Na hora de planejar a rotina de estudos não existe o certo ou errado, mas o que combina com a realidade e o jeito de ser de cada um.

Quem não pode pagar por um cursinho, está sem tempo ou interesse, conta com a opção de estudar sozinho, sem professores ou aulas presenciais. As vantagens são a flexibilidade de horário e o conforto de estudar em sua própria estrutura.

A estudante Flora Scartezini, de Brasília, está no último ano do ensino médio e estuda para a prova em casa. O que mais pesou na decisão foi a carga horária da escola.

Ela passa as manhãs e as tardes em sala de aula, conciliando aprendizado e atividades extracurriculares.

Flora, 17, está se decidindo entre cinema e artes cênicas. Em casa, estabeleceu uma rotina de três horas por dia para o Enem. Sua prioridade é a resolução de exercícios de revisão. Em finais de semana, busca resolver questões de provas de anos anteriores.

Para estudar sozinho é preciso saber manejar o tempo. A primeira coisa que Flora fez foi montar um cronograma de estudos detalhado. “A vantagem é que pude montar a grade horária de estudos com liberdade e de acordo com meu perfil”, diz a estudante.

Na ausência de um professor para tirar dúvidas, Flora usa recursos didáticos online, como aplicativos, videoaulas e a participação em comunidades de estudantes. “Descobri que mesmo não tendo nenhum profissional que me auxilie, tenho outros jeitos de estudar e focar apenas nas minhas dúvidas.”

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

terminam hoje as inscrições para o Vestibular 2019/2 via Enem – UOL

As inscrições para o Vestibular 2019/2 via Exame