Confira 20 filmes para estudar História para o Enem – UOL

Confira 20 filmes para estudar História para o Enem – UOL


A Lista de Schindler é um clássico que tem como tema o Holocausto

Já pensou estudar História, se preparando para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), comendo pipoca e assistindo filme? Saiba que isso é possível, já que existem filmes e documentários que abordam temas relevantes da História e alguns deles são cobrados em vestibulares e Enem.

De acordo com o professor de História, Sociologia e Filosofia do Curso Poliedro, Rodolfo Neves, o repertório cultural de quem vai prestar essas provas não deve ser composto apenas do conteúdo das aulas, livros didáticos e anotações, já que os filmes podem auxiliar a assimilar e a memorizar os fatos históricos.

Para ajudar os vestibulandos a conquistar uma vaga nas faculdades mais concorridas, o professor do Poliedro junto com nosso professor de História, Daniel Neves, elaboraram uma seleção de 20 filmes importantes para entender História. Confira a lista:

1- A Lista de Schindler

É um clássico do cinema que aborda o Holocausto, baseado na trajetória real do enigmático Oskar Schindler, que salvou a vida de mais de 1.100 judeus dos nazistas.

2- Adeus Lênin

O filme fala sobre a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha. No enredo, que se passa em 1989, pouco antes da queda do muro de Berlim, a sra. Kerne passa mal, entra em coma e fica desacordada durante os dias que marcaram o triunfo do regime capitalista. 

Quando ela desperta, sua cidade, Berlim Oriental, está modificada. Seu filho Alexander, com receio de que a excitação causada pelas drásticas mudanças possa prejudicar a sua saúde, decide esconder os acontecimentos. 

3 – Hotel Ruanda 

Neste filme se fala sobre o genocídio de Tutsis durante a Guerra Civil Ruandesa, em 1994. Neste ano em questão, um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas 100 dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. 

4 – 300 

A conhecida batalha de Termópilas, uma das várias travadas entre gregos e persas durante as chamadas Guerras Médicas, foi o que serviu de inspiração para o filme 300, que se passa na Grécia, em 480 antes de Cristo (A.C.). 

Foto: 300 / Reprodução

No enredo, o rei Leônidas e seus 300 guerreiros de Esparta lutam contra o numeroso exército do rei Xerxes. Após três dias de muita luta, todos os espartanos são mortos. O sacrifício e a dedicação destes homens uniu a Grécia no combate contra o inimigo persa.

5 – Coração Valente

No século XIII, soldados ingleses matam a mulher do escocês William Wallace. Para vingar a amada, ele resolve liderar seu povo em uma luta contra o rei inglês Edward I, com o objetivo de libertar a Escócia de uma vez por todas.

6 – Olga

Olga Benário é uma militante comunista alemã que é perseguida pela polícia e foge para Moscou. Lá ela fica encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. 

Com o fracasso da revolução, é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo Governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão feminina do Campo de Concentração. 

7 – Guerra de Canudos

O ano é 1893 e Antônio Conselheiro junto com seus seguidores começam a tornar um simples movimento em algo grande demais para a República, que acabara de ser proclamada e que decide enviar vários militares para destruí-los. Os seguidores de Antônio Conselheiro apenas defendiam seus lares, mas a nova ordem não podia aceitar que humildes moradores do sertão da Bahia desafiassem a República. O objetivo é destruir os sertanejos. O episódio foi chamado de Guerra de Canudos.

8 – O diário de Anne Frank

Baseado em fatos reais, Anne Frank foi uma jovem alemã de origem judia que, com 13 anos, foi morar com a família em um esconderijo, chamado por ela como Anexo Secreto, em Amsterdam, na Holanda, devido a perseguição dos nazistas. Por mais de dois anos no esconderijo, ela escreve seus pensamentos cotidianos de 1942 a 1944. 

Foto: O diário de Anne Frank / Reprodução

9 – Agonia e êxtase 

Filme de 1965 que traz os conflitos entre o artista Michelangelo e o Papa Júlio II durante a confecção da pintura do teto da Capela Sistina, em 1505, no contexto do Renascimento Cultural. Um de seus trabalhos mais longos, Michelangelo ficou de 1508 a 1512 para narrar nove episódios do Gênese na pintura que havia sido encomendada pelo Papa.

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

10- 1492: A conquista do Paraíso 

Conta as viagens de Cristóvão Colombo para a América no contexto da expansão marítima e comercial dos séculos XV e XVI. O filme relata o empenho de Colombo em conseguir apoio financeiro da Coroa Espanhola para sua expedição, o descobrimento em si da América, o comportamento que os europeus tiveram com os habitantes do Novo Mundo e a sua luta para colonizar um continente que ele descobriu por acaso, além de sua decadência na velhice.

11- A missão 

Também baseado em fatos reais, o filme relata os conflitos entre os jesuítas e a coroa espanhola durante o processo de conquista da América. O contexto histórico do filme é mais precisamente o da Guerra Guaranítica, que ocorreu entre 1750 e 1756, e que envolveu os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri.

12- Pra Frente, Brasil 

Em 1970, o Brasil inteiro torce e vibra com a seleção de futebol no México e prisioneiros políticos são torturados nos porões da Ditadura Militar, com inocentes sendo vítimas desta violência. O filme relata a prisão de um cidadão confundido com um ativista político durante o Regime Civil-Militar (1964-85).

13- Gandhi 

O filme conta a trajetória política de Mahatma Gandhi, figura principal da independência indiana. O enredo começa com a cena da morte de Gandhi e volta no tempo para contar sua experiência na África do Sul, ainda colonizada pela Inglaterra e, posteriormente, sua volta para Índia até a independência do país e a divisão entre Índia e Paquistão.

14- Mandela 

Inspirado na autobiografia de Nelson Mandela, lançada em 1994, o filme aborda todo o percurso traçado pelo líder sulafricano em sua luta pelo fim do Apartheid, que inclui 27 anos de cárcere pelo que acreditava. 

15- Cruzada 

No contexto do final da Segunda Cruzada, o filme aborda questões sobre o fanatismo religioso e a intolerância na Idade Média. No filme, um jovem ferreiro francês, guarda luto pela morte de sua esposa e filho. Ele recebe a visita de seu pai, que é também um conceituado barão do rei de Jerusalém, e dedica sua vida a manter a paz na Terra Santa. Após morte de seu pai, herda terras e um título de nobreza em Jerusalém. Determinado a manter seu juramento, decide permanecer no local e servir a um rei amaldiçoado como cavaleiro. 

16- Histórias Cruzadas 

Aborda a questão racial no sul dos Estados Unidos na década de 1960. O filme se passa em Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi. Skeeter é uma garota branca da alta sociedade que retorna ao vilarejo determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, o que desagrada  parte da sociedade.

Foto: Histórias Cruzadas / Reprodução

17- Tempo de Glória 

A história do filme é sobre a primeira unidade formal do Exército dos EUA durante a Guerra Civil Americana formada totalmente de homens afro-americanos, e que é contada a partir do ponto de vista do Coronel Shaw, oficial comandante branco. Eles foram a primeira unidade do que se tornou conhecido como as United States Colored Troops e por suas ações heroicas em Fort Wagner.

18- Apocalipse Now 

Aborda o impacto psicológico que a Guerra do Vietnã causou em soldados americanos. Tem como enredo a história do personagem central, o oficial das Operações Especiais do Exército dos Estados Unidos, Capitão Benjamin Willard, do Comando de Assistência Militar, em uma missão para matar o Coronel Walter Kurtz, das Forças Especiais. Este foi no passado um soldado brilhante e aparamente enlouqueceu, comandando seu próprio exército como um semideus. 

19- Nascido em 4 de Julho 

Narra o regresso aos EUA de um jovem soldado que se torna paraplégico devido a um ferimento durante a Guerra do Vietnã. O filme aborda a luta do protagonista contra os preconceitos existentes na sociedade estadunidense em relação aos portadores de necessidades especiais, bem como seu engajamento no movimento pacifista.

20- O que é isso, companheiro? 

Descreve o episódio verídico do sequestro do embaixador estadunidense Charles Burke Elbrick durante o regime civil-militar brasileiro, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional.

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

provas do Vestibular 2019/2 da Humanitas serão no domingo – UOL

A Faculdade de Ciências Médicas de São José