Servidor da Casa Civil é o novo presidente do Inep, responsável pelo Enem – 17/05/2019 – UOL

Servidor da Casa Civil é o novo presidente do Inep, responsável pelo Enem – 17/05/2019 – UOL

O terceiro presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro será Alexandre Pereira Ribeiro Lopes. A informação foi confirmada ao UOL pelo instituto. O MEC (Ministério da Educação) ainda não se pronunciou.

Lopes estava na função de diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil. Segundo informações do MEC, ele é servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em engenharia química pela UFRJ e em direito pela UnB.

O novo presidente do Inep já ocupou outros cargos na administração pública. Ele foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas do governo do Distrito Federal.

Lopes substitui Elmer Vicenzi, demitido ontem. Vicenzi estava no órgão, ligado ao ministério da Educação e responsável pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), desde 29 de abril.

Segundo o Estadão Conteúdo, Vicenzi vivia uma crise com a área jurídica do Inep. Ele defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais. A área jurídica prefere o sigilo dos dados, que envolvem informações de alunos e escolas. Os advogados do Inep, então, ameaçaram pedir demissão, caso houvesse política de divulgação dos dados.

Ex-delegado da PF (Polícia Federal), Vicenzi assumiu o cargo após a demissão de Marcus Vinicius Rodrigues, que caiu por acabar com a avaliação de alfabetização. Oficialmente, o MEC informou que ele teria pedido demissão.

Além do Enem, o Inep faz, por exemplo, censos educacionais, que recolhem dados de todos os estudantes.

* Com informações do Estadão Conteúdo

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Inscrições para o Enem 2019 se encerram nesta sexta-feira – Veja

MEC informa que são comuns picos de acesso