inscrições começam na próxima segunda-feira (6) – UOL

inscrições começam na próxima segunda-feira (6) – UOL

Quer fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019? Então preste atenção ao cronograma: as inscrições do Enem 2019 começam na próxima segunda-feira, 6 de maio, e serão recebidas até às 23h59 do dia 17 deste mês. Quem não conseguiu a isenção deverá pagar a taxa de R$ 85 até o dia 23 de maio.

Saiba tudo sobre o Enem 2019

Confira o Edital do Enem 2019

Ler o edital é muito importante para conhecer as regras de todas as etapas do Enem 2019. O documento traz, ainda, as características da composição das provas e competências cobradas na redação. 

Isenção e Justificativa de Ausência

Algumas categorias de participantes puderam pedir a isenção da taxa do Enem 2019 dias 1º e 10 de abril. Veja quem teve direito ao benefício:

  • Estudantes do terceiro ano de escolas públicas;
  • Pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa, desde que tenham feito o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em colégio particular;
  • Inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal de até três salários-mínimos.

Neste mesmo período, o Inep recebeu as justificativas de ausência dos isentos do Enem 2018 que não fizeram as provas e solicitaram novamente a isenção para 2019. 

Os resultados da isenção e das justificativas de ausência foram divulgados em 17 de abril. Entre os dias 22 e 26 de abril foi possível entrar com recurso contra o resultado da isenção e justificativa, e as respostas do Inep foram divulgadas ontem, 2 de maio.

Como fazer a inscrição no Enem 2019

A inscrição no Enem 2019 será feita apenas na Página do Participante, no site oficial do exame. É preciso ter em mãos o CPF, RG, número de celular e e-mail atualizado para cadastro, sendo o CPF necessário para o login do participante.  

O participante terá que informar dados pessoais e de escolaridade para que sua inscrição no Enem 2019 seja efetivada, assim como opção de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e cidade para a realização da prova (não precisa ser o município de residência do estudante). Se for necessário atendimento especializado ou específico, esta alternativa deverá ser informada também ao se inscrever no exame. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Os isentos da taxa do Enem 2019 terão sua inscrição confirmada ao fim do cadastro, já os pagantes terão que gerar o boleto e realizar o pagamento dos R$ 85 para que a inscrição seja validada.

Quando e como será o Enem 2019

O Enem 2019 será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, dois domingos consecutivos. As provas serão distribuídas da seguinte forma:

  • 1º domingo (duração máxima de 5h30): 45 questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 45 questões objetivas de Ciências Humanas e suas Tecnologis e uma Redação.

     
  • 2º domingo (duração máxima de 5h): 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias. 

Os portões do Enem 2019 serão abertos às 12h e fechados às 13h, enquanto as provas serão aplicadas às 13h30 (horário de Brasília). 

Veja também: MEC afirma que Enem 2019 não terá questões polêmicas e ideológicas

O gabarito oficial do Enem 2019 será publicado pelo Inep em 13 de novembro. As respostas definitivas são apenas para a conferência dos participantes, já que o instituto não aceita recursos. 

O resultado do Enem 2019 sairá em janeiro de 2020. As notas do exame poderão ser utilizadas para ingresso em universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019, Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2019 e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019. 

Estude com o Brasil Escola

Agora que as informações sobre inscrição e provas do Enem já foram conferidas, que tal estudar pelo Brasil Escola? Acesse nosso canal de videoaulas no YouTube, faça o simulado do Enem, mande seu texto para o Banco de Redações e tenha a correção gratuita e fique por dentro das curiosidades sobre o exame!

Restou alguma dúvida? Acesse o Especial Enem 2019 do Brasil Escola!

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Enem deixa de ser usado como parte do Vestibular da UFMS – UOL

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul