2,1 milhões de estudantes já pediram isenção da taxa de inscrição do Enem; prazo vai até quarta | Enem 2019 – G1

2,1 milhões de estudantes já pediram isenção da taxa de inscrição do Enem; prazo vai até quarta | Enem 2019 – G1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (8) que, desde 1º de abril, recebeu mais de 2,1 milhões de pedidos para isenção da taxa de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O período para fazer a solicitação vai até quarta-feira (10). A isenção não é automática para nenhum grupo. O participante que deseja solicitar o direito de não pagar os R$ 85 da taxa deve acessar a página do Enem 2019 e se inscrever.

Os candidatos saberão o resultado dos pedidos em 17 de abril no próprio site do Enem. Vale lembrar que a obtenção da isenção da taxa não significa a inscrição automática no exame. Esta etapa terá que ser concluída em maio.

Quem pode fazer o Enem de graça?

Pelas regras do edital, são quatro categorias de gratuidade:

  1. Estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública;
  2. Candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública;
  3. Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  4. Para estudantes da rede privada, podem realizar o Enem gratuitamente aqueles que tenham bolsa integral e com renda per capita de até meio salário mínimo, ou até três salários mínimos de renda familiar.

As inscrições para o Enem deverão ser feitas de 6 a 17 de maio. Aqueles candidatos que precisarem pagar a taxa de inscrição deverão quitar o boleto entre os dias 6 e 23 de maio em agências bancárias, casas lotéricas e Correios.

*Sob supervisão de Ardilhes Moreira

Fonte Oficial: G1.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Unifor recebe inscrições do Vestibular 2019/2 – UOL

A Universidade de Fortaleza (Unifor) abriu as inscrições