Isenção da taxa do Enem: entenda o NIS e outros itens exigidos na solicitação | Enem 2019 – G1

Isenção da taxa do Enem: entenda o NIS e outros itens exigidos na solicitação | Enem 2019 – G1

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 termina no dia 10 de abril. A taxa este ano é de R$ 85, e para ficar livre do pagamento é preciso entrar na página do participante. Ao todo, o candidato precisa preencher oito abas com os dados pessoais. Para ajudar os participantes, o G1 reuniu algumas das principais dúvidas dos estudantes no processo de solicitação. Veja a abaixo:

Como o Enem não é gratuito, o Inep libera um prazo para aqueles que não podem pagar solicitarem a taxa de isenção. Este ano, o prazo termina 10 de abril. A solicitação não significa que a inscrição foi realizada. Os candidatos interessados em fazer o Enem 2019, isento ou não da taxa, devem fazer a inscrição no dia 6 de maio.

Página de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/ReproduçãoPágina de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/Reprodução

Página de isenção da taxa de inscrição do Enem 2019 — Foto: Inep/Reprodução

De acordo com o Inep, terão direito à gratuidade somente os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, desde que tenham renda mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, isto é, R$ 1.497.

Ainda de acordo com o instituto, também podem pedir a isenção aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O que é modalidade de ensino?

Na página do participante, na opção “Isenção Enem 2019”, o candidato precisa informar qual o tipo de escola (pública ou privada) e como concluiu o ensino médio, o site apresenta três opções:

  • Ensino regular, onde o candidato fez o ensino médio padrão, com os níveis e faixas etárias estabelecidas.
  • Educação Especial, feito por alunos com deficiências e dificuldades de desenvolvimento e aprendizado.
  • Educação de Jovens Adultos (EJA), concluído por pessoas que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.
Modalidades de ensino na página do participante — Foto: Inep/DivulgaçãoModalidades de ensino na página do participante — Foto: Inep/Divulgação

Modalidades de ensino na página do participante — Foto: Inep/Divulgação

Para aqueles que selecionaram a opção de que ainda estão cursando o ensino médio, a próxima etapa é informar a escola em que estão matriculados. O Inep oferece duas opções para localizar a escola:

O participante que não encontrou a sua escola tem a opção de informar que não localizou e seguir para a próxima aba.

Página de localização da escola — Foto: Inep/DivulgaçãoPágina de localização da escola — Foto: Inep/Divulgação

Página de localização da escola — Foto: Inep/Divulgação

O que é o Número de Identificação Social (NIS)?

Após informar os dados de conclusão do Ensino Médio, o site solicita o Número de Identificação Social (NIS) único e válido, este número é a identificação de uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). Ele reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

Dados socieconômicos e conclusão da solicitação

Depois de preencher estas etapas, é preciso conferir se os dados informados estão corretos e dar continuidade no processo.

As próximas páginas pedem informações sobre a renda de sua família e estudos, que irão fazer parte de estatísticas e análises sobre a educação brasileira. Em seguida, é necessário o cadastro de uma senha e enviar a solicitação.

  • Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
  • Justificativa de ausência no: 1º a 10 de abril
  • Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
  • Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
  • Pedido de atendimento especial: 6 a 17 de maio
  • Pedido de uso de nome social: 20 a 24 de maio
  • Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
  • Inscrições: 6 a 17 de maio
  • Provas: 3 e 10 de novembro
  • Gabarito: 13 de novembro
  • Resultado individual: janeiro de 2020

Fonte Oficial: G1.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Cronograma do Enem 2019 está mantido, diz Inep após falência de gráfica – 02/04/2019 – UOL

O anúncio de falência da gráfica RR Donnelley,