Termina hoje o prazo de inscrições no Fies 2019/1 – UOL

Termina hoje o prazo de inscrições no Fies 2019/1 – UOL

Termina hoje, 14 de fevereiro, às 23h59, o prazo de inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1. O período de cadastro começou no dia 7 de fevereiro.

Faça sua inscrição no Fies 2019/1

Para participar do Fies o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, e ter obtido média mínima de 450 pontos e nota acima de zero na redação. O requisito é obrigatório para todas as modalidades do Fies (Fies Fundo Garantidor/Juros Zero e P-Fies).

Na inscrição do Fies ou P-Fies, os candidatos podem optar por até três cursos, levando em consideração o perfil do participante e suas preferências.

Saiba tudo sobre o Fies 2019/1

Inscrições Fies 2019/1

A inscrição do Fies 2019 é feita apenas pelo Site do FiesSeleção, a partir de login com CPF e senha. Veja os passos para se inscrever no programa:

1º: Acesse o Site do FiesSeleção e clique em “Minha Inscrição” => “Primeiro Acesso”;

2º: Informe seu CPF e data de nascimento. O sistema encontrará o resultado do Enem e, caso o candidato tenha a pontuação mínima exigida, será solicitada a criação de uma senha para acesso ao login e um e-mail pessoal, endereço que receberá o link de ativação da inscrição;

3º: Acesse o e-mail cadastrado para consultar o link de ativação (verifique caixas de spam, quarentena ou similares). Siga as orientações do e-mail para a ativação de sua inscrição;

4º: Retorne ao Site do FiesSeleção, clique na opção “Já sou cadastrado” => informe CPF e senha cadastrados e preencha os dados pessoais;

5º: Preencha os dados dos membros da família e suas rendas na aba “Grupo Familiar”. É preciso informar o CPF de todos os familiares com mais de 14 anos. Se a pessoa não tiver renda ou estiver desempregado, preencha com R$ 0,00.

6º: Selecione um grupo de preferência e escolha até 3 cursos que tenham vagas disponíveis pelo Fies 2019, levando em consideração o seu perfil e interesse.

Modalidades do Fies 2019/1

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

  • Oferta: 100 mil vagas para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  • Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  • Abrangência: nacional
  • Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉


P-Fies

  • Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Juros: definidos pelos bancos parceiros
  • Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  • Manutenção: Fundos Regionais 
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

Cursos prioritários

O Ministério da Educação (MEC) definiu prioridades para a oferta de vagas pelo Fies 2019. Em relação aos cursos, as graduações prioritárias sofreram mudanças em relação ao último ano.

Regiões Prioritárias: Mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), como Norte e Nordeste. 

Cursos prioritários: Cursos nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades.

Melhores Notas = Mais Vagas: O percentual de vagas varia de acordo com a pontuação que o curso tem em determinada instituição de ensino, nota definida pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), sendo os mais bem avaliados (nota 5) os cursos prioritários para o financiamento do Fies (Conceito 5: 35% das vagas, Conceito 4: 30% das vagas, Conceito 3: 25% das vagas, Cursos recém-autorizados: 10% das vagas).

Resultado do Fies

A previsão é de que os resultados das duas modalidades do programa, Fies e P-Fies, sejam divulgados no dia 25 de fevereiro. Os pré-selecionados no Fies Juros Zero terão que complementar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março, para que possam levar a documentação nas instituições de ensino. Já o P-Fies não conta com complementação de informações online.

Todos os pré-selecionados, independente da modalidade, terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Posteriormente, os convocados terão 10 dias para procurar os bancos conveniados aos Fies e P-Fies para a contratação do financiamento.

Lista de Espera

A lista de espera será disponibilizada somente para a modalidade Fies Juros Zero, a qual contará com inscrições de 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos terão que acompanhar pelo site a pré-seleção para as vagas que ainda restarem e, após serem pré-selecionados, terão que comparecer à CPSA da instituição e, depois, ir ao banco para que o contrato seja fechado.

Para mais informações acesse o Site do Fies.

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

UFS recebe inscrições do Vestibular 2019 campus Sertão via Enem – UOL

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu as