MEC abre inscrições do Fies 2019/1 – UOL

MEC abre inscrições do Fies 2019/1 – UOL

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019/1 foram abertas nesta quinta-feira, 7 de fevereiro. Os interessados podem ser inscrever até às 23h59 do próximo dia 14. O candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Esse requisito é obrigatório para todas as modalidades do Fies (Fies Fundo Garantidor/Juros Zero e P-Fies). 

Faça sua inscrição no Fies 2019/1

De acordo com o site oficial, os candidatos podem optar por até 3 cursos ao se inscreverem no Fies ou P-Fies, levando em consideração o perfil do participante e as preferências.

Modalidades do Fies 2019/1

Confira as regras para as diferentes modalidades do Fies e saiba para a qual você pode se inscrever!

Fies Fundo Garantidor/Juros Zero

  • Oferta: 100 mil vagas para 2019
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa
  • Juros: juros zero (com correção pela inflação)
  • Abrangência: nacional
  • Manutenção: Fundo Garantidor (Tesouro Nacional)
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular + lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Sim, de 26 de fevereiro a 7 de março

P-Fies

  • Oferta: aproximadamente 450 mil para 2019, segundo o MEC
  • Quem pode: estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos por pessoa
  • Juros: definidos pelos bancos parceiros
  • Abrangência: prioridade Centro-Oeste, Nordeste e Norte
  • Manutenção: Fundos Regionais 
  • Quantidade de chamadas: uma chamada regular, sem lista de espera
  • Exige complementação online para os pré-selecionados? Não

Cursos prioritários

O Ministério da Educação (MEC) definiu prioridades para o preenchimento das vagas pelo Fies. Em relação aos cursos, serão priorizados os que estiverem nas áreas de Saúde, Engenharia e Computação e licenciaturas, Pedagogia e Normal Superior, o equivalente a 60% das oportunidades. 

Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉

Outra prioridade está nas regiões atendidas, com foco nas mesorregiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), o que beneficiará estados do Norte e Nordeste. Além disso, instituições com nota 5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) permanecem com a prioridade de atendimento pelo Fies, ou seja, quanto maior a nota, maior será a oferta.

Resultado do Fies

Nesta edição, a previsão é de que as duas modalidades do programa, Fies e P-Fies, tenham seus resultados divulgados em 25 de fevereiro. Os pré-selecionados no Fies Juros Zero terão que complementar as informações no site, de 26 de fevereiro a 7 de março, para que possam levar a documentação nas instituições de ensino. Já o P-Fies não conta com complementação de informações online. 

Todos os pré-selecionados, independente da modalidade, terão que procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino na qual a vaga é oferecida para análise da documentação. Posteriormente, os convocados terão 10 dias para procurar os bancos conveniados aos Fies e P-Fies para a contratação do financiamento. 

Lista de Espera

Somente a modalidade Fies Juros Zero terá lista de espera, a qual contará com inscrições de 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos terão que acompanhar pelo site a pré-seleção para as vagas que ainda restarem e, após serem pré-selecionados, terão que comparecer à CPSA da instituição e, depois, ir ao banco para que o contrato seja fechado. 

Fonte Oficial: UOL.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Quem são os membros da comissão que vai fiscalizar o conteúdo do Enem – 20/03/2019 – UOL

Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Estudos e