G1 >> Sabatistas comemoram que Enem seja em dois domingos: ‘era muito cansativo’ | Educação / Enem / Enem 2017

G1 >> Sabatistas comemoram que Enem seja em dois domingos: ‘era muito cansativo’ | Educação / Enem / Enem 2017

Candidatos de religiões que guardam os sábados esperavam por até 9 horas no local de prova.

As modificações no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, divulgadas nesta quinta-feira (9) pelo Ministério da Educação (MEC), foram comemoradas por candidatos sabatistas – religiosos que só podem estudar ou trabalhar aos sábados após o pôr do sol. A prova passará a ser aplicada em dois domingos consecutivos, e não mais em um fim de semana.

De 2009 a 2016, os sabatistas chegavam ao local de prova às 13h (horário de Brasília) e ficavam isolados em uma sala até as 19h, quando começavam a fazer o exame. No Acre, por exemplo, por causa do fuso horário, o tempo de espera era de 9 horas.

Ísola afirma que é cansativo esperar por horas dentro de uma sala até começar o Enem (Foto: Arquivo pessoal)Ísola afirma que é cansativo esperar por horas dentro de uma sala até começar o Enem (Foto: Arquivo pessoal)

Ísola afirma que é cansativo esperar por horas dentro de uma sala até começar o Enem (Foto: Arquivo pessoal)

Ísola Almeida, de 29 anos, é sabatista e já fez o Enem mais de uma vez. Ela aprovou a mudança na aplicação da prova. “A espera até a hora do exame é muito cansativa. Não podemos olhar para o lado nem ler algo, mesmo que não tenha relação com as disciplinas do Enem. É uma pressão muito forte”, afirma. “Eu terminava as questões quase às 23h do sábado, então tinha pouco tempo de descanso até o início da prova do domingo.”

Ela conta que participou da consulta pública sobre o Enem e votou para que o exame ocorresse em dois domingos consecutivos. Formada em direito, ela pleiteará uma vaga em veterinária em 2017.

“É melhor para nós. Conheço meninas que passaram mal na espera até a prova, porque ficaram muito tempo sem comer corretamente. Alguns saíam da sala dizendo que nunca mais fariam o Enem. Vai ser mais tranquilo assim”, conta.

Iuri, sabatista de 24 anos, relata que a espera até o início da prova atrapalhava o desempenho no Enem  (Foto: Arquivo pessoal)Iuri, sabatista de 24 anos, relata que a espera até o início da prova atrapalhava o desempenho no Enem  (Foto: Arquivo pessoal)

Iuri, sabatista de 24 anos, relata que a espera até o início da prova atrapalhava o desempenho no Enem (Foto: Arquivo pessoal)

Iuri Matheus, de 24 anos, também é sabatista e concorda que a espera até a prova era cansativa. “É muito desgastante, porque a gente fica confinado, sentado por horas. É necessário ter um preparo físico, porque é uma dificuldade que afeta o desempenho na prova”, diz.

Ele já fez o Enem três vezes e atualmente cursa engenharia química – então não vai prestar o exame nesse ano. Mesmo assim, participou da consulta pública e divulgou nas redes sociais a importância de eliminar a aplicação da prova aos sábados. “Pensei nos meus colegas, porque sei que não é fácil. Quis ajudá-los e fiquei muito feliz com a mudança para domingos consecutivos. Todos terão condições iguais para fazer o Enem”, completa.

Ísola relata que existe um estranhamento da população em relação aos sabatistas. “É uma demonstração de fé. A gente faz esse esforço do Enem por Deus, então isso alivia um pouco a situação. Mas muita gente acha que tiramos o sábado para ficar dormindo”, conta. “Na verdade, temos mais atividades aos sábados do que em outros dias. Vamos a cultos e ajudamos pessoas. Não é para fugir de aula ou de trabalho”, conclui.

De acordo com o Inep, a aplicação do exame em horário diferente fazia com que cada candidato sabatista custasse para o governo R$ 16,39 a mais do que os demais participantes, devido às despesas extras trazidas pela aplicação do exame à noite no sábado. No Enem 2016, os 76 mil sabatistas que fizeram a prova acarretaram um gasto de aproximadamente R$ 646 mil.

Fonte Oficial: http://g1.globo.com/educacao/enem/2017/noticia/sabatistas-comemoram-que-enem-seja-em-dois-domingos-era-muito-cansativo.ghtml.

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.

Comentários

Você talvez goste também de

Resultado do pedido de isenção da taxa do Enem 2019 será divulgado nesta quarta | Enem 2019 – G1

O resultado das solicitações de isenção da taxa