
Um estudante leva cerca de 12 anos para passar por todas as etapas do ensino fundamental e médio. Quando essa fase termina, começa uma ainda mais difícil e que também pode durar anos: a disputa por uma vaga no ensino superior.
Por isso, a sete meses da data prevista para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, estudantes de Alagoas já intensificam a maratona de estudos com aulas de disciplinas isoladas em cursinhos.

o Enem uma vez (Foto: Jonathan Lins/G1)
Esse é o caso da estudante alagoana Eduarda Andrade, 16. Ela ainda está no segundo ano do ensino médio, já fez as provas do Enem uma vez e vai fazer novamente este ano.
Eduarda quer cursar História. Ela conta que optou por prestar o exame mesmo sem poder ingressar em uma universidade para praticar e, futuramente, conseguir uma boa pontuação.
“A nota que eu tive foi relativamente boa para a primeira vez. E fazendo preparatório bem antes do Enem, dá para melhorar várias coisas, redação e parte de humanas principalmente, discutindo todos os assuntos do dia a dia”, conta a estudante.
O exame este ano será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. Mesmo faltando um pouco mais que sete meses para as provas, a busca por esse tipo de preparação já começa a crescer.
Camila Teixeira, 23, já é formada em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e, este ano, vai tentar medicina. “Eu era muito novinha, passei no meu primeiro vestibular com 16 anos e acabei indo por influência, mas não era o que eu realmente queria”.

Ela explica que, por ter terminado o colégio há seis anos, acabou esquecendo muito do que é cobrado no exame. “Fazia tempo que não desenvolvia uma redação do tipo que é cobrado. Então, para mim, é importantíssimo começar a estudar desde já, até porque é muito concorrido”, falou.
Eu sei que é isso que eu quero, então não posso desistir agora”
Débora Miranda. Vai tentar o Enem pela 6ª vez.
Até quem já é veterana nas provas do Enem também optou por começar a se preparar para as provas com antecedência. Débora Miranda, 23, vai tentar pela sexta vez o Enem para medicina.
“São cinco anos tentando, é o que eu sempre quis, sempre tive essa afeição pela área. Esse curso, ao longo dos anos, está cada vez mais difícil por causa da concorrência e isso sempre me deixa assustada”, conta.
Débora conta que sempre fica nervosa no exame. “É como se aquilo ali fosse tudo, fosse a minha vida. A única coisa que me faz ficar mais calma, é que eu sei que é isso que eu quero, então eu não posso desistir agora”.
O professor Bruno Rodrigues explica que hoje existe uma preocupação muito grande com a redação. “Há mais ou menos duas ou três edições [do Enem] o número de notas mil baixou. Então, hoje a gente pode dizer que a prova de redação é muito mais rigorosa e exige muito mais do aluno”, explicou.

web com o @trintalinhas (Foto: Jonathan Lins/G1)
Além das aulas presenciais de gramática e redação, o professor mantém um perfil aberto no instagram (@trintalinhas) para dar dicas, fazer correções ao vivo e tirar dúvidas dos candidatos.
Para Rodrigues, a preparação com antecedência é importante para que o aluno tenha um bom desempenho no Enem.
“Eu acho esse tipo de preparação extremamente necessária, porque o aluno já começa a se enturmar com a forma como se estuda. Inclusive, alunos que fazem o Enem antes de concluírem o ensino médio acabam se preparando para bater de frente com quem está terminando e não se preparou, muitas vezes alcançando uma nota maior”, falou o professor.
No ano passado, 8,6 milhões de pessoas se inscreveram no Enem. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as inscrições este ano acontecem de 8 a 19 de maio, com provas nos dias 5 e 12 de novembro. O resultado será divulgado no dia 19 de janeiro de 2018.

Fonte Oficial: http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2017/04/candidatos-intensificam-maratona-de-estudos-em-al-meses-antes-do-enem.html.
Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Notícias do Enem.